domingo, 20 de abril de 2014

Tipos de Óleos, Banha de Porco e Gordura Vegetal !


Se pedir pra você comprar algum óleo de comida, certamente comprará o óleo de soja, que é o mais conhecido e mais utilizado nas cozinhas.Mas, existem outros tipos de óleos, sem falar da gordura vegetal e da banha de porco.Conheça as propriedades de alguns desses produtos:



Óleo de soja: É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, ômega -3 e ômega- 6, ômega- 9 e vitamina E. Age como um antioxidante natural e auxilia a reduzir os níveis de colesterol no organismo.

Óleo de canola: É um dos óleos mais saudáveis, pois tem elevada quantidade de ômega-3, 6 e 9, auxilia no controle da pressão arterial, previne doenças do coração e é um poderoso antioxidante no combate os radicais livres. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.
Óleo de linhaça: Excelente fonte de ômega-3, uma gordura que previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Tem ainda magnésio e potássio, minerais fundamentais para um bom funcionamento do organismo.
Óleo de girassol: Com vitaminas A, D, E e do complexo B, ômega-3, 6 e 9, tem minerais como zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados. É bastante eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, da pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.
Óleo de milho: Possui componentes utilizados como redutores do colesterol. Contém 60% em ômega-3, prevenindo alterações metabólicas relacionadas com dermatites, perda de peso e arteriosclerose .
Óleo de algodão: Rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega-9 e ômega-3. É uma excelente fonte de tocoferol, um antioxidante natural.
Azeite de oliva: O azeite contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL), promove o aumento do bom colesterol (HDL), protege contra o câncer e problemas no coração, além de ser uma boa fonte de ômega-9. Possui vitaminas A, D, E K e é um ótimo antioxidante, que retarda o processo de envelhecimento celular. Acelera o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão, melhora a absorção de cálcio e minerais, age positivamente no funcionamento do estômago e do pâncreas. As gorduras monoinsaturadas modificam a distribuição de gordura corporal e diminuem o acúmulo na região abdominal. Por isso, podemos dizer que o azeite tem efeito anti-barriga e ajuda a afinar a cintura.
Banha de Porco: A banha ou gordura de porco, possui cerca de 40 por cento de gordura saturada, 48 por cento de gordura monoinsaturada  e 12 por cento de gordura poli-insaturada. A quantidade de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 variam de acordo com a alimentação recebida pelo porco, tornando a gordura do porco criado em pastagem, a melhor escolha. A banha também é uma boa fonte de vitamina D.
Gordura Vegetal: As gorduras vegetais foram "criadas" para substituir as animais, reduzindo o custo dos alimentos industrializados. Não existem gorduras vegetais, mas óleos. Para que estes se transformem em gorduras é preciso que seja feito o processo de "hidrogenação". Por isto a gordura que comemos se chama gordura hidrogenada, porque ela fica sólida (não é mais um óleo) e apresenta mais gordura saturada que antes.Normalmente, a gordura saturada vem de origem animal e da gordura de coco (exceção) e os óleos são normalmente de origem vegetal. Quando hidrogenamos os óleos eles ficam saturados e viram gordura. O grande problema é que neste processo se forma um outro tipo de gordura que é chamada de trans, que possui uma formação muito parecida com a gordura saturada.

Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário