domingo, 27 de abril de 2014

Sal: O que é, riscos e como reduzir.

Boa Tarde Pessoal!


Como vocês estão já estão sabendo, as dicas do Tornar a Vida Saudável está sendo transmitida também pelas ondas do rádio!




E no Programa de hoje falei sobre o sal. Mas como o tempo lá é curto, vou explanar mais o assunto:



VOCÊ SABIA QUE NÓS BRASILEIROS, CONSUMIMOS O DOBRO DE SAL RECOMENDADO POR DIA?


Segundo a organização mundial da saúde, um individuo adulto deveria consumir seis gramas de sal por dia, e essa não é a realidade, pois a maioria consome mais 12 gramas diariamente.


Sal x Sódio 



O sal de cozinha tem em sua composição sódio (Na) e Cloro (Cl), o que resulta em Cloreto de sódio (NaCl). É essa combinação de elementos que confere o sabor salgado. 1g de sal (NaCl) tem 400 mg de sódio.

No rótulo dos alimentos é descrito a quantidade de sódio e não de sal. A recomendação de SÓDIO é de 1,6 a 2,4g por dia.

Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elemento pode não ter gosto de nada ou levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande sem que se perceba.


Então:
Recomendação de sal (NaCl): 5 a 6g/dia
Recomendação de sódio (Na): 1,6 a 2,4g/dia (1600 a 2400 mg)
- Uma simples e 'inofensiva' sopinha instantânea contém aproximadamente 680mg de sódio. Isso pode representar a metade de sódio que se deve consumir em 24horas.




Produtos processados campeões de sódio
    1. Macarrão instantâneo com tempero - 2721 mg de sódio em 85 g
    2. Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80g
    3. Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g
    4. Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80g
    5. Salsicha – 551 mg de sódio em 50g
    6. Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g
    7. Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30g
    8. Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30g
    9. Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25g
    10. Requeijão – 165 mg de sódio em 30g



Riscos



O PERIGO DO SAL EM EXCESSO ESTÁ EM AUMENTAR AS CHANCES DA PESSOA SOFRER DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, A FAMOSA PRESSÃO ALTA, UMA DOENÇA QUE ATINGE  40 MILHÕES DE BRASILEIROS .

 E NÃO PARA POR AÍ! NÃO DEVEMOS ESQUECER  DOS  DANOS  QUE O SAL CAUSA  AOS RINS, QUE LEVA AO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS DOENÇAS COMO DIABETES, CÂNCER E PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS.


  • Dica: Use ervas FRESCAS
Além de dar um colorido no prato as ervas frescas têm uma variedade enorme para temperarmos a nossa comida e dar um sabor delicioso ao que formos comer. As ervas frescas podem substituir o sal quando formos preparar o arroz, temperar algum molho, carnes e saladas. Confira abaixo algumas das ervas frescas e seus benefícios:

ALECRIM:

Como substituir o sal na alimentação? alecrim 150x150 Por ser um antioxidante e diurético pode ser usado na preparação de alimentos como carne de porco, carneiro e peixe e em saladas mornas com legumes e verduras. Além de auxiliar na digestão e proteger contra câncer.

CEBOLINHA:

Como substituir o sal na alimentação? cebolinha Rica em vitaminas B e C, contêm enxofre o que é ótimo para combate de doenças cardiovasculares. Ele pode ser usado para temperar saladas, carne bovina, aves e peixes.

ENDRO:

Como substituir o sal na alimentação? endro Dá um sabor especial as saladas de frutos do mar, batata e pepinos. Ele protege o organismo de radicais livres e substâncias cancerígenas.

ESTRAGÃO:

Como substituir o sal na alimentação? estragao Ótimo para temperar saladas com frango. Ela é rica em fito nutrientes e vitaminas.

HORTELÃ:

Como substituir o sal na alimentação? hortela Esta erva pode retardar o envelhecimento e é rica em vitaminas A e C, cálcio, magnésio e ferro. Pode ser usada para temperar molhos, carnes, saladas, massas e sopas.

MANJERICÃO:

Como substituir o sal na alimentação? manjericao Use para temperar molhos de tomate e outros pratos com massas e saladas. Rica em flavonoides e óleos voláteis, protege contra bactérias indesejáveis, efeito anti-inflamatórios, melhora saúde cardio-vascular e reduz o risco de arritmias cardíacas.

ORÉGANO:

Como substituir o sal na alimentação? oregano O orégano evita a hipoglicemia e suas folhas têm ação antioxidante. Use para temperar saladas, feijão branco, receitas a base de ovos, queijo e tomates.

SALSA:

Como substituir o sal na alimentação? salsa Ela é diuréticas, combate o mal hálito, anti-oxidante e protege contra artrite reumatoide. Tempere com salsa quando preparar farofas, molhos, cozidos e saladas.

ALHO:

Como substituir o sal na alimentação? alho Reduz o colesterol e pressão alta, combate o envelhecimento, bom para o coração e aumenta a atividade das células de defesa do corpo. Use para temperar arroz, molhos, pratos salgados e carnes.

PIMENTAS:

Como substituir o sal na alimentação? pimentas As pimentas são Anti-oxidantes, anti-inflamatórias, aceleram o metabolismo, além de outros benefícios. São fontes de vitaminas A, C e B6, assim como de magnésio. As pimentas contém também uma quantidade significativa de betacaroteno, que pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer, como câncer de mama em mulheres antes da menopausa.





Conclusão



Viu só?! Não é tão difícil assim reduzir o uso do sal . Use e abuse de sua imaginação para que sua comida tenha um gostinho especial. Não vire refém do sal e priorize seu estilo de vida saudável. 

Vamos tentar mudar este hábito?


Fontes:

http://docedieta.com

http://www.drauziovarella.com.br

http://mdemulher.abril.com.br


Um comentário:

  1. Amigo Jorge.
    Já estar mais que provado que o sal não faz bem para a saúde.
    Gostei das dicas e agradeço por ter compartilhado conosco sobre os males e como reduzir a quantidade do uso escolhendo certo os alimentos.Um grande abraço.
    ClaraSol

    ResponderExcluir