sábado, 19 de abril de 2014

Qual tipo de açúcar usar?


Oi pessoal, bom dia!                                                                                                          Estava procurando algumas receitas de doces e sobremesas, e notei que algumas não pediam o açúcar light ou a adoçante em pó, e sim outros tipos de açúcar. Fui pesquisar na internet e encontrei num blog a definição de cada açúcar! Então vou repassar a vocês:


Entenda mais sobre açúcares

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher um tipo de açúcar, pois não sabem exatamente a diferença entre as diferentes variedades disponíveis do mercado. Em resumo, além de diferenças no sabor e na cor, quanto mais escuro o açúcar, maior a quantidade de vitaminas e minerais e a proximidade do estado bruto. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo de fabricação, havendo perda nutrientes. Todos os açúcares, com exceção das versões light, contêm a mesma quantidade de calorias, ou seja, cerca de 4kcal por grama (400kcal por 100g). Para esclarecer o tema mais detalhadamente, segue abaixo uma lista com os tipos de açúcar e suas respectivas características:

 Açúcar mascavo: É o açúcar bruto, escuro, úmido e de sabor acentuado. Não passa pelo processo de refinamento, conservando vitaminas e sais minerais.

 Açúcar demerara: É um tipo de açúcar cristal que passa por um refinamento leve. É mais escuro por não passar pelo processo de branqueamento, sendo isento de aditivos químicos. Seus grãos tem cor caramelo e são levemente úmidos por conta do elevado teor de melaço que envolve os cristais. De sabor acentuado, apresenta valores nutricionais similares ao do açúcar mascavo e maior concentração de sacarose.

 Açúcar cristal: Passa por menos etapas no processo de fabricação e por isso possui cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Passa apenas por um refinamento leve, mas perde 90% das vitaminas e sais minerais. Açúcar orgânico: É o açúcar cristal produzido a partir da cana orgânica, cultivada por meio de técnicas naturais sem uso de fertilizantes químicos. Não recebe ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção e é mais grosso e escuro que o açúcar refinado.

 Açúcar refinado: Obtido a partir da purificação do açúcar cristal, é mais branco e possui grãos finos e não definidos. Por isso absorve menos umidade, não empedra, tem alta capacidade de dissolução e facilidade de mistura, sendo o tipo mais comum no mercado. No entanto, vitaminas e minerais são perdidos no processo.

 Açúcar de confeiteiro: Porção mais fina obtida a partir do açúcar refinado. Permite uma excelente mistura, sendo indicado para fazer glacês e coberturas.

 Açúcar light: É uma combinação entre o açúcar refinado e um ou mais tipos de adoçantes, com o poder de adoçar de duas a cinco vezes mais que o açúcar comum. Sendo assim, deve ser utilizado em menor quantidade, com indicação para pessoas com restrição calórica ou para quem se preocupa com a saúde sem querer abrir mão do sabor do açúcar. Não indicado para diabéticos.


  Líquido: É também uma solução aquosa, obtida a partir da sacarose transparente e límpida, usada quando é fundamental a ausência de cor, caso de bebidas claras, balas, doces e produtos farmacêuticos.
  Frutose: Como o próprio nome indica, está bastante presente em frutas. É mais doce do que a sacarose (o açúcar propriamente dito). Você pode encontrá-la ainda em cereais, vegetais e até no mel.


Porque o açúcar mascavo faz menos mal?

Simples, por ser o açúcar em seu estado bruto, não passa por processos químicos para clarear e refinar!



Até Mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário