terça-feira, 22 de abril de 2014

História: Ivany Souza

Olá Pessoal! Depois de publicar a história da Alyce, uma outra colega do Dieta e Sáude também concedeu sua incrível  história para o meu blog.

Em onze meses perdeu mais de 40 kg!



  Ivany, e mora no Amazonas e tem 35 anos. Em onze meses eliminou mais de 40 kg!



Como era a vida antes da mudança?

Fui uma criança magra e cheguei à adolescência com problemas alimentares, passando a ter compulsão por doces, sobretudo chocolate; mas nada que comprometesse minha saúde.
Como sempre fui muito falante e rodeada de amigos, não se percebia meu vício. Fui mãe muito jovem. Engravidei aos 16 e aos 17 anos já era mãe. Uma menina aprendendo a ter responsabilidades de uma mulher!
No ano seguinte fui aprovada, juntamente com minha mãe, para a Universidade Federal do Amazonas, e minha família se mudou para a capital.
A vida seguia seu curso. No último ano da faculdade, prestei vestibular novamente e iniciei outro curso na Federal. Trabalhando, estudando e com um filho pequeno, minha rotina virou uma verdadeira loucura!
Sem horário fixo para comer e rodeada por bobagens alimentícias, não demorou muito para ultrapassar os 100 kg. Sou alta, e como sempre tive curvas, o peso era bem distribuído. Nunca enfrentei problemas para levar uma vida social, afinal, sempre me amei independente da minha forma física.

O que levou você a começar a emagrecer?

Em 2011 enfrentei uma série de problemas de saúde, o que acabou me levando para uma internação de 30 dias. Saí do hospital muito inchada, com o organismo debilitado. O corpo e a mente traziam algumas sequelas. Um ano de tratamentos, idas e vindas a hospitais, exames e mais exames, descobri-me com sérios problemas ósseos, cardíacos, hepáticos e gástricos.
Em abril de 2013, minha avó paterna faleceu. Foi um baque, era minha última avó viva, com quem eu mais convivi e que torcia incansavelmente pela minha recuperação. Decidi criar coragem e mudar meu percurso, afinal, como eu, tão jovem, poderia me entregar se ainda tinha tanto a viver e conquistar?
Acatei a exigência de meu ortopedista e procurei uma psicóloga e me matriculei na hidroginástica, única atividade física liberada para mim. Por acaso, na tarde deste dia, acessando o Facebook, vi uma propaganda do DS
. Entrei no site e gostei da proposta de Reeducação Alimentar. Assinei no mesmo dia.
Começava então uma grande jornada para mim. Eu sempre fui muito determinada e, naquele dia, eu fiz um pacto comigo mesma: colocar-me-ia em primeiro lugar e trataria de trazer saúde para meu corpo e bem-estar para minha vida; somente assim poderia cuidar dos que amo!
E assim tenho feito desde então. Onze meses se passaram e já se foram mais de 40 kg. Minha jornada ainda não está nem perto de terminar, mas não tenho pressa! Escolhi viver e tenho feito isso da melhor forma possível!


Fracasso, desânimo?

Neste meio tempo não enfrentei recaídas ou desânimo. Acredito que minha vontade de vencer é maior que os obstáculos que tenho enfrentado. Sou grata a Deus por ter me presenteado com uma família incrível e amigos fantásticos!



O que você indicaria para quem está começando a emagrecer?

Para quem quer começar essa jornada, sugiro algumas coisas, para mim essenciais:
- Pergunte-se por que realmente quer fazer isso. Ser sincero consigo mesmo é o primeiro passo para a mudança!
- Assuma a responsabilidade por seus atos e esteja disposto a enfrentar as consequências deles!
- Entenda que não há receitas milagrosas. A melhor forma de ter uma vida saudável é aliando a Reeducação alimentar com uma atividade física e com o bem-estar emocional e mental. Não se engorda do dia para a noite, portanto, não há de se querer que da noite para o dia o corpo elimine todos os excessos!
- Faça escolhas inteligentes, aprendendo a conhecer os valores nutricionais dos alimentos!
- Foque nos objetivos e como quer estar no final dessa jornada!
- Interaja, troque receitas, dicas e relatos com quem passar pelas mesmas situações!
- Acredite em si mesmo e não se esqueça de que a fome é algo fisiológico. A partir do momento em que o emocional dita sua rotina alimentar, você está doente e precisa de ajuda!



Jamais desista de si mesmo!





É Isso aí! Se alguém estiver alguma história ou conhece alguém que passou por essa transformação, comente e eu entrarei em contato!




Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário